Páginas

quarta-feira, julho 27, 2011

A propósito do trágico acontecimento da Noruega em que dezenas de jovens faleceram sem saber porquê

I1.Anda para aí uma polémica sobre a extrema-direita e a propósito da mortandade causada por um cidadão norueguês.

II.1.Uns exigem que se grite mais alto em ordem a fazer penitência de algum "complexo de direita" (5dias.net).2.Outros afirmam que as ideias do homicida seriam boas com excepção da violência (como foi o caso de um eleito da Liga do Norte, em Itália).3.Outros escrevem na imprensa aproximando de Paulo Portas, como é o caso do jornalista F. J.Gonçalves no Correio da Manhã.

III.1.As ideias do homicida norueguês são um conjunto de disparates, sem qualquer coerência histórica ou ideológica.2.Apela-se a uma aliança com a Al-Qaeda em ordem a colocar os muçulmanos "na ordem", retirando-os da Europa.3.Manifesta-se contra a influência muçulmana na Europa, afirmando que isto será a "Eurábia".4.Mostra-se favorável a Israel e detesta Hitler.5.E assinala como líderes históricos Carlos Martel, Ricardo e Cid.

IV.Em vez de andarem a perseguir quem é favorável ou mais ou menos favorável às ideias do homicida, seria bom explicar a incoerência deste senhor norueguês que não soube honrar a pátria que lhe deu casa. Seria bom explicar as ideias que tem e a confrangedora visão maniqueísta do Mundo. Seria bom explicar e demonstrar a superficialidade e a confusão que pairava naquele cérebro. Seria bom explicar a este senhor que a tradição do conhecimento ocidental envolve muçulmanos, judeus e cristãos. Seria bom explicar por que razão o monoteísmo foi um passo de gigante na construção do saber mas também sede de mortandades seja contra Cristãos, na Grécia ou em Chipre, contra Judeus, seja na Polónia ou em Portugal, e contra Muçulmanos seja na Bósnia ou em Espanha. Explicar.

V.Constata-se pois que há um conjunto de pensadores que pretendem ver neste caso algo que não conseguem disfarçar: marcar o outro, perseguir. Este senhor norueguês marcou dezenas que tombaram sem perceber porquê. Deixem-se de perseguir! Expliquem isso sim ideia por ideia aos novos por que razão se trata de um sujeito confuso e que mesmo numa certa aparente ideologia que comungará nem a mesma é sabida. Expliquem aos mais novos que o caminho é a LIBERDADE e o CUIDADO pelo Outro e por Nós. O norueguês tinha excesso de informação compactada e parcial, mas sobretudo deficiente valoração.